JUMPER BRASIL

Notícias, Artigos, Vídeos, Rumores, NBA

Asik, Rockets e o início preocupante da FA


Para quem não sabe, no último fim de semana, o Houston Rockets fez uma oferta de 25 milhões de dólares e três anos de duração para o pivô Omer Asik, agente livre restrito, ligado ao Chicago Bulls. De imediato já comecei a ver frases do tipo “O fim está próximo”, “A bola atrapalha ele”, “Como se não bastasse viver num mundo em que DeAndre Jordan recebe mais do que Tony Allen e Afflalo juntos”, “O lockout não foi lição suficiente”,  “Eu nunca pagaria 8 Mi por temporada pra um cara viciado em chá negro” e por aí vai.

Eu vou começar meu post com comentários de dois amigos meus sobre o fato. Dois caras inteligentes, que entendem o jogo e, como vocês vão perceber, têm opiniões distintas:

 

Daryl Morey construiu esse contrato do Asik para que o Chicago Bulls não tivesse condições de cobrir a proposta e o último ano “gordo” ainda o transformasse em um expirante valioso. Entendo isso. Mas, de qualquer forma, é uma abominação. Um filho bastardo da nova CBA, pôster do próximo locaute. Uma ofensa. Eu gosto do turco – é um excelente reserva para o sistema do Bulls, sem discussão –, mas dar US$25 milhões por três anos para ele? Alguém que nunca jogou mais do que 15 minutos em média em uma temporada regular? Um dos piores pivôs finalizadores da liga?


Morey aposta que não será o otário que vai pagar o último ano desse contrato. Mas a beleza da história é que, no fim das contas, alguém vai ter que pagar. Primeiro, uma equipe (seja qual for). Depois, os fãs – quando terminar o acordo coletivo vier a nova greve. É o início do fim… de novo.” 

(Ricardo Stabolito, do blog Sem Mais)

“Minha primeira reação quando vi que o Rockets tinha oferecido 24 milhōes de patacas por 3 anos para o pivô reserva do Bulls, Omer Asik: ‘Caramba, o Asik salvou os filhos do Daryl Morey de um ônibus em chamas ou coisa assim?’.

Até que eu comecei a juntar as peças e olhar os números, encaixar as peças e ver exatamente o que o Rockets estava perdendo e ganhando. E a verdade é, foi uma excelente contratação! O importante aqui é entender exatamente o que o Asik traz pro time, e pelo que exatamente o Rockets está pagando. Muita gente disse coisas como ‘Ei, o cara tem media de 3,1 pontos e 5,3 rebotes com só 1 toco por jogo, é um reserva que é horrivel no ataque e só é um defensor razoável, porque alguem paga 8 Mi por ano pra ele??’… Quando na verdade, isso é olhar só um lado da história. O principal motivo das pessoas acharem um absurdo esse contrato é porque ninguém percebe o quão bom o Asik realmente é no que ele faz, defender e pegar rebotes. 

Primeiro de tudo, vamos pegar as médias do Asik por 36 minutos, que é muito melhor pra indicar produtividade de um reserva do que suas médias por jogo: 7.6 pontos, o que indica realmente que ele não é um grande pontuador e não tem muitos recursos do lado ofensivo da quadra (o que é verdade, mas não pior do que o Marcus Camby, por exemplo)… Mas espera um pouco… 13 rebotes por 36 minutos e 2,5 tocos? Wow, isso são números muito bons. Acho que não tem cinco pivôs em toda a NBA com médias de 13 rebotes por 36 minutos. Além disso, defensivamente, muita gente fala que o Asik é ‘decente’ ou até mesmo ‘bom’. Mas ele é muito melhor do que simplesmente bom, ele é um dos melhores pivôs defensivamente de toda a NBA!

Em resumo, 24 milhōes por 3 anos é caro e é um risco visto que Asik ainda tem que mostrar se consegue manter a produção jogando mais minutos. Mas o Rockets sabe exatamente o que ele está buscando em troca desse contrato, sabe a importância de um pivô com essas características pro esquema de jogo do técnico Kevin McHale, e minimizou o risco com o formato do contrato. Uma excelente aposta do Rockets, um risco calculado por um jogador que tem muito mais valor do que as pessoas imaginam…Para finalizar, prefiro pagar 8Mi pra Asik do que 12 Mi pra Brook Lopez. Ou 11 pro Jordan. Ou o que quer que o Hibbert vai ganhar em Portland.”

(Vitor Camargo, do blog Two-minute Warning)

 

É um assunto que realmente rende uma boa discussão. Minha opinião sobre o contrato não é tão extrema. Na primeira vez que vi a notícia eu fiquei chocado. Como assim 25/3 pro Asik?? Mas desde então eu venho aceitando bem isso. Como bem comentou o Vitor, primeiro porque o formato do seu contrato e a própria duração ajudam, no sentido em que o salário dele só vai pesar mesmo no terceiro ano e mesmo assim é expirante, o que na teoria terá um grande valor de mercado. Segundo porque se você quer mesmo tirar um agente livre restrito de sua atual equipe, naturalmente vai ter que desembolsar mais do que o normal, e terceiro e mais importante, porque o Asik é um dos defensores mais eficientes de toda a liga, provavelmente top 3 defendendo situações de pick and roll e em help defense entre os pivôs, um grande reboteiro, um cara que corre bem pela quadra e vai tirar o adversário de sua zona de conforto em todas as suas posses de bola.

Eu não tenho nenhuma dúvida que ele já é um dos grandes defensores desse jogo e que um jogador com o seu estilo é necessário em qualquer equipe, mas ainda é um contrato ruim. O Asik é praticamente nulo no outro lado da quadra, se limitando a rebotes ofensivos e bloqueios. Mesmo finalizando próximo ao aro, seu aproveitamento é de apenas 52%, quase 12% a menos que a média dos pivôs e ele nem tem jogo de média distância para compensar.

Eu consigo entender o que passa na cabeça do Morey. Eu consigo entender o que ele pretende, porém é preocupante não só pelo fato de o Rockets estar dando uma baita grana para um cara que nunca jogou mais do que 15 minutos por jogo em uma temporada, mas também como isso refletirá nos preços dos outros jogadores dessa e das próximas FAs. O turco é uma aposta. Uma aposta que pode dar muito certo, e o problema é esse. Eu não quero que esse contrato seja um exemplo que encoraja as franquias a apostar em jogadores como o Asik, até porque nós sabemos que o risco é grande de virar um péssimo contrato a médio prazo (principalmente quando se trata de pivôs). Em algumas temporadas o Ekpe Udoh será agente livre e o Bucks pode pensar: “Ah, se o DeAndre Jordan ganha 11 Mi, Asik 8 Mi e Biedrins 9 Mi, por quê não dar um contrato de  45/5 para ele?”  e é isso que sinceramente eu gostaria de evitar, mas que parece ser inevitável.

Eu realmente acredito que o Morey tenha diretamente feito um bem enorme para a equipe do Rockets, mas indiretamente pode ter feito um grande mal para o mercado e consequentemente para os fãs do esporte, que não planejam passar por outro locaute tão cedo.

Para finalizar eu tenho que dizer que discordo de quando o Ricardo fala que esse é o “início do fim”, pra mim isso começou lá atrás, dias depois do final da “greve”, quando ofereceram 10 milhões de dólares por temporada para o DeAndre Jordan… Mais uma grande contribuição do Warriors para a liga!


2 comentários em “Asik, Rockets e o início preocupante da FA

  1. L M
    julho 6, 2012

    Qual o numero de faltas cometidas do Asik a cada 36 minutos?

  2. Rodrigo
    julho 6, 2012

    Defender qualquer mongolão sem habilidade pode aprender a fazer se tiver determinação. Aprender a atacar além de determinação, requer talento, e é isso que diferencia um grande jogador de um jogador comum. Portanto, pra mim continua sendo ridículo pagar tudo isso num Tropeço que não tem intimidade nenhuma com a laranja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às julho 4, 2012 por em Blog Go-To-Guy, Blogs, Chicago Bulls, Houston Rockets e marcado .
%d blogueiros gostam disto: