JUMPER BRASIL

Notícias, Artigos, Vídeos, Rumores, NBA

Eu sei o que vocês fizeram nos verões passados


Olha, existem coisas na NBA que de vez em quando paramos para pensar se não estamos apenas jogando o NBA 2K. O Los Angeles Lakers conseguiu colocar em seu elenco quatro jogadores espetaculares perdendo pouquíssimas peças. É para ficarmos pensando mesmo.

Primeiro, vamos ao passado, antes de apontar o dedo para alguém.

Em 2003-04, o mesmo Lakers havia contratado Karl Malone e Gary Payton para um time que já tinha Shaquille O’Neal e Kobe Bryant. E o técnico era ninguém menos que Phil Jackson.

O triângulo ofensivo, sistema que Jackson utilizava, criado por seu assistente e amigo Tex Winter, não funcionou, pois Payton não sabia fazê-lo. Rick Fox, um jogador não tão famoso, era quem mais entendia do esquema. O time perdeu nas finais para o Detroit Pistons, mas engana-se quem acha que foi apenas o sistema – vencedor em tantas outras ocasiões – que falhou.

Houve uma guerra de egos. Bryant não se dava bem com Malone e Shaq. O antigo camisa 8 brigou até com o seu treinador, que posteriormente relatou todos os problemas resumidos acima em um livro, o ótimo “The Last Season: A Team in Search of its Soul“.

Mas ei, não estou dizendo que Kobe é o mesmo egoísta daqueles tempos. Ele amadureceu, elevou o seu jogo, e é um dos melhores da história. Porém, o mundo sabe que Bryant tem uma tendência gigantesca em querer ser o protagonista o tempo todo.

Alguns anos depois, o Boston Celtics fez diversas movimentações para ter em um mesmo time os astros Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen. Havia uma certa insegurança por conta do armador que conduziria aquela equipe, um jovem Rajon Rondo. No entanto, isso foi passageiro. Rondo é hoje um dos melhores de sua posição na NBA e o time acabou como campeão.

Posteriormente, LeBron James e Chris Bosh juntaram-se ao astro Dwyane Wade, que já havia sido campeão ao lado de O’Neal no Miami Heat. No primeiro ano, o time que ainda contava com os veteranos Zydrunas Ilgauskas e Mike Bibby, sucumbiu nas finais para o Dallas Mavericks, mas em 2011-12, o Heat não deu a menor chance ao fortíssimo Oklahoma City Thunder.

Agora sim, o Lakers faz algo parecido com o que fizera há quase uma década. Juntou jogadores de qualidade inquestionável em busca de mais um título. Nunca é demais lembrar que Metta World Peace também já foi um all star e teve temporadas com médias acima de 20 pontos. Isso sem contar que o elenco ainda possui um tal de Antawn Jamison como sexto homem, título que ele já ganhou quando era do Mavericks. Além disso quem vai armar essa equipe será Steve Nash, duas vezes MVP, e o espanhol Pau Gasol acabou não sendo negociado.

Entretanto, vamos parar para raciocinar. Isso está virando um Campeonato Espanhol de futebol, como disse o Thiago Alencar no Twitter. Duas forças que vão brigar pelo título, enquanto os outros times estão abaixo. Talvez, bem abaixo.

Não, não estou descartando antecipadamente o San Antonio Spurs, o Dallas Mavericks, o Boston Celtics, ou Brooklyn Nets. O Thunder manteve a base e ainda é um dos favoritos. Descartaria, talvez, o Chicago Bulls, que ficará sem Derrick Rose e Luol Deng por boa parte da temporada, e os outros times. Apenas estou dizendo que Lakers e Heat chegam como os principais candidatos por conta de seus elencos, apesar de seus treinadores. Não que Mike Brown e Erik Spoelstra sejam ruins. Apenas não estão ao mesmo nível dos jogadores que comandam.

O negócio foi questionável? Sim, claro. Teoricamente, um time que troca Andrew Bynum, Josh McRoberts e Christian Eyenga, por Dwight Howard, Chris Duhon e Earl Clark, com certeza sai ganhando. E muito. Isso sem contar que Bynum nem para o Orlando Magic foi…

A temporada 2012-13 promete ser uma das mais interessantes dos últimos tempos. Todos querem ver como vai ficar o time com Nash, Bryant, World Peace, Gasol e Howard. E com certeza, será um ano em que todos vão mirar no Lakers como o rival a ser batido. Agora, é só esperar começar, pois os dados já foram lançados.

Sobre Gustavo Freitas

Gustavo de nascimento, Masto por conveniência, é cervejeiro, roqueiro, e um dos idealizadores do Jumper Brasil. Acompanha NBA desde 1989, é torcedor de todos os times de Boston, e fã de Primoz Brezec, Danny Fortson, e Jamie Feick. Quer não falar comigo? @gusfreitas78

21 comentários em “Eu sei o que vocês fizeram nos verões passados

  1. Juliano Augusto
    agosto 10, 2012

    o Kobe amadureceu, mas e o D12, será que terá algum problema em não ser o centro das atenções?

    • Gabriel Alves
      agosto 10, 2012

      ahnn ?? vc acha q se der problema o culpado vai ser o Dwight ?? na minha opinião as estatisticas do Superman vão abaixar MUITO, pois ele n será o principal pontuador de LAL, e terá o Gasol na disputa d rebotes e blocks, só espero q ele consiga o anel d campeão, torço por vc DH12

      • Bruno
        agosto 10, 2012

        Não acredito que vai abaixar assim não.. Bynum ja tinha boas medias, D12 tem mais potencial e agora tem o Nash armando, ele sabe distribuir bola como quase nenhum outro.

  2. Neto
    agosto 10, 2012

    Vai ser uma temporada foda no minimo 4 equipes fortes pelo titulo,mas ainda acredito no Heats !!!

  3. Alfredinho Carneiro
    agosto 10, 2012

    “Olha, existem coisas na NBA que de vez em quando paramos para pensar se não estamos apenas jogando o NBA 2K.”

    A diferença é que nem no 2k vc conseguiria fazer isso!

    A d

    • Gabriel Alves
      agosto 10, 2012

      kkkkkkkk verdade kra !! o sistema d trade do nba2k12 é mt bom, n daria pra fzr isso ^^

  4. Diego
    agosto 10, 2012

    A NBA é a pior liga profissional dos estados unidos, esse Stern não passa de um ladrão!

  5. RafaelRox
    agosto 10, 2012

    Acho que seria impossivel fazer essa troca no 2k a não ser que você roube rsrsrr, ou se beneficie da inteligencia do jogo.

    Eu acho esse time atual beeeeem superior aquele time do Payton e Malone.
    Porque esses todos tão praticamente no auge.. já estavam em descenso Shaq.. Malone e Payton.

  6. Ricardo Aguiar
    agosto 10, 2012

    Excelente artigo Gustavo. Torço pra que surja um Detroit piston de 2004 nessa temporada pra surpreender, talves os Nets.
    Os Bulls enfraqueceram muito com as lesões e com a falta de vontade dos GMs e dono do time em investir.

  7. Álvaro Reis
    agosto 10, 2012

    Essa analogia com o futebol espanhol ficou simplesmente perfeita.
    O que está acontecendo com a NBA?
    Eu sempre respeitei os esportes americanos (apenas os esportes não o país em si) pela consciência e inteligência quanto o aspecto de equilíbrio, pois nisso todos os administradores sejam eles do Basquete, Futebol Americano, Hóquei, e Baseball sempre nos presenciaram com atletas de alto nível, e competições extremamente acirradas. Vide a última temporada da NBA…
    Enfim, um amigo disse num outro post aqui no site que a NBA precisa de um tipo de investigação e eu concordo plenamente, porque sinceramente, essa troca ai não teve cabimento, os Lakers vão massacrar essa próxima temporada com uma formação dessas… Espero que isso tenha sido um breve erro da NBA ou no mínimo um esquema ‘regado a dinheiro’ com o intuito de elevar os Lakers só nesta temporada. Porque eu não quero ver o melhor basquete do mundo se mediocrizando, onde só se dá bem os times que podem pagar melhor… Equilíbrio e competitividade sempre foi a marca registrada da NBA e até mesmo do esporte: Basquete.
    Eu ouvi dizer até que as camisas da NBA poderão ter patrocínios futuramente, que palhaçada é essa? Isso é coisa de UEFA e Brasileirão meu amigo…
    Sinceramente, não quero que a NBA se perca no domínio dos “SHOW BUSINESS” onde oque importa é apenas o dinheiro e não os times em si.

    • Diego LB
      agosto 11, 2012

      O time do Lakers só dura mais 2 anos ja o Heat e o OKC se mantiverem sua base mitaram isolados após esse período. Qro vr as tmporadas d Wolves, Clippers E Nuggets.

      • Álvaro Reis
        agosto 11, 2012

        Amigo, ainda bem que eu torço para os Wolves!!! haha!
        E como torcedor do Wolves eu te digo… se aquele boato do Varejão for verídico e eles fecharem contrato, os Timberwolves vão brigar por título esse ano!
        Love, Kirilenko e o novo contratado o Russo Shved (que deu um show a parte na olimpíada) vai formar um time incrível, imagine se essa história do Varejão for verdade. Espero que deixe de ser boato e haja alguma possibilidade!!!
        Go Wolves ♥

  8. Matheus de Souza
    agosto 11, 2012

    Acho esse time superior ao de 03-04 — no papel, é bom deixar isso claro. Malone e Payton são lendas, mas já estavam em final de carreira, Malone se arrastava em quadra, foi um zero à esquerda nas finais. Desse novo time, diria que nenhum deles está em seu auge, mas todos ainda têm lenha pra queimar. Nash e Kobe formam uma dupla de armadores excepcional; Gasol e Howard formam um garrafão fortíssimo, tanto ofensiva quanto defensivamente; Ron Ar… ops, Metta World Peace dá muita qualidade à defesa, junto com o próprio D12, obviamente.

    Sei lá, vamos ver no que isso vai dar. Se o time se entrosar e o ego de um ou outro não ficar ferido, esse time vai longe. E se o Mike Brown não fizer esse time jogar, desiste, meu caro, você não nasceu pra treinar time de basquete.

  9. Felipe Smith
    agosto 11, 2012

    vocês criticam a troca do LAL, mas não reclamaram quando os astros se juntaram em miami, enfim não interessa como se monta um time forte o que importa no fim das contas é o anel.

    • Fabiano
      agosto 11, 2012

      De uma coisa eu sei. Que esse ano eu não assino o league pass, pq não quero ficar vendo esse time apelão varrendo todo mundo.

  10. Vinicius Simões Bravo
    agosto 11, 2012

    o Fakers está caindo em uma cilada. Haverá uma briga de ego entre o 24 e o 12, e isso não fará com que o Lakers chegue a um título. E D12 terá Perkins no caminho com o Thunder. O Lakers vai continuar a perder!

  11. Luccas Alcindo
    agosto 11, 2012

    Parabéns pelo Post.
    Outra estra estrela vai para um grande mercado, pra confirmar a tendência e por em risco um dos pilares da NBA, o Equilíbrio.
    Complicado pensar no Lakers em quadra, dois HOFs na backcourt e Dwight e o Pau Gasol lá em cima (pensem no que Nash pode fazer por Howard), vai ter quem diga que Kobe pode melar o time (o mesmo implodiu outros) porém o camisa 24 está em outra fase, na minha opinião.
    Pode dar certo pro Los Angeles Lakers, o chato é pensar que a expressão Franchise Player na atual toada vai cair no esquecimento, são outros tempos.

  12. Rafael oliveira
    agosto 12, 2012

    nao acredito nessa analogia com o camp espanhou. a nba ainda tem alguns times muito fortes. spurs com elenco muito completo e forte. dallas monstro. thunders atual vice campeão e contender. nets ta formando um time bom… e ainda tem o heat.

    • Álvaro Reis
      agosto 13, 2012

      Você pode até ter razão…
      Mas como nem roda analogia é perfeita, essa do camp. espanhol caiu muito bem.

      • Álvaro Reis
        agosto 13, 2012

        toda*

  13. Tom
    agosto 13, 2012

    Das quatro grandes ligas americanas a NFL é a mais equilibrada, Em média, 50% dos times que vão aos playoffs não haviam ido a pós temporada no ano anterior.
    NHL tem menos apelo, houve o domínio dos canadenses até a década de 90, mas agora ta equilibrado
    MLB tem os Yankees com 27 títulos, o segundo colocado no ranking tem menos de 15
    NBA tem o domínio do Celtics e do Lakers, com quase 50% dos títulos… Bulls vem bem atrás, com 10 títulos a menos…

    Os organizadores das ligas tentam promover o equilíbrio a força, mas só conseguiram mesmo na NFL. NHL agora ta equilibrada, MLB tá inflacionada demais nos grandes centros e a NBA se não tomar cuidado pode realmente virar um campeonato espanhol…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em agosto 10, 2012 por em Artigos, Blog do Mastô, Destaque, Los Angeles Lakers, Notícias.
%d blogueiros gostam disto: