Finalmente, a troca saiu. Dwight Howard não é mais jogador do Orlando Magic. De acordo com o site ESPN.com, uma negociação entre quatro equipes foi sacramentada nessa quinta-feira. Na manhã desta sexta-feira, a NBA aprovou a troca. Howard foi enviado para o Los Angeles Lakers. Denver Nuggets e Philadelphia 76ers são os outros times envolvidos.

O Magic recebeu o ala-armador Arron Afflalo e o ala Al Harrington (Nuggets), o ala Moe Harkless, que foi a décima-quinta escolha do último draft, e o pivô Nikola Vucevic (Sixers), e o ala Christian Eyenga e o ala-pivô Josh McRoberts (Lakers). 

O Nuggets terá o ala-armador Andre Iguodala, que está na seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Londres. Em 2011-12, Iguodala participou de seu primeiro Jogo das Estrelas, ainda pelo time de Philadelphia.

Já o Sixers ficou com o ala-armador Jason Richardson, vindo do Magic, e o pivô Andrew Bynum, que era do Lakers. Richardson estava no Orlando desde 2010-11, por onde disputou 99 partidas. Na última temporada, ele obteve médias de 11.6 pontos e 3.6 rebotes. Bynum, assim como Iguodala, fez o seu primeiro All Star Game neste ano. O pivô ficou com 18.7 pontos, 11.8 rebotes, e 1.9 bloqueio em seu melhor ano na NBA.

O time de Los Angeles receberá, além de Dwight, o armador Chris Duhon e o ala Earl Clark, ambos da equipe de Orlando.

Desde o início de 2011-12, Howard vinha pedindo para ser negociado. Ele se envolveu em polêmicas com o antigo treinador da equipe, Stan Van Gundy e afirmou que jamais atuaria novamente para o técnico. O jogador ficou de fora dos playoffs, alegando problemas nas costas.

Agora no Lakers, o pivô não será mais o centro das atenções, já que o time californiano conta com os astros Kobe Bryant, Pau Gasol, e Steve Nash. Gasol, que até as últimas conversas estaria envolvido na troca, havia feito elogios ao armador canadense recentemente e pedia para ser um dos beneficiados com a sua chegada.

Em 2011-12, Howard obteve médias de 20.6 pontos, 14.5 rebotes, 2.1 bloqueios, convertendo 57.3% de seus arremessos em 54 jogos.

Como ficou a troca:

Lakers recebeu Dwight Howard, Chris Duhon e Earl Clark
Magic recebeu Al Harrington, Arron Afflalo, Josh McRoberts, Christian Eyenga, Moe Harkless, Nikola Vucevic e uma escolha de primeira rodada de Lakers, Nuggets e Sixers, além de uma escolha de segunda rodada do Nuggets
Nuggets recebeu Andre Iguodala
Sixers recebeu Jason Richardson e Andrew Bynum

Quer assistir a um jogo da NBA? Então aproveite o cupom de descontos do Jumper Brasil no Super Ingressos.