Em meio à festa da conquista do bicampeonato olímpico, a seleção dos EUA se prepara para um período de mudanças. A principal delas deverá acontecer no banco de reservas: o técnico Mike Krzyzewski não pretende permanecer no comando da equipe e é provável que passe a ser apenas um conselheiro da USA Basketball. Sabendo disso, a entidade já trabalha com dois nomes importantes para a sucessão de “Coach K”: Gregg Popovich (San Antonio Spurs) e Doc Rivers (Boston Celtics).

Segundo Marc Stein, da ESPN, jogadores da seleção e dirigentes da USA Basketball estão comprometidos a tentar convencer o comandante da Universidade de Duke a ficar no cargo até o Campeonato Mundial, em 2014, mas sua saída é tida como uma certeza. Para o novo ciclo, a organização quer que um técnico da NBA assuma o posto.

Além de Popovich e Rivers, Mike D’Antoni e Nate McMillan também podem ser considerados para treinar o time norte-americano. Ambos são assistentes na atual comissão técnica e, embora não estejam empregados, possuem vasta experiência no basquete profissional. No entanto, a intenção inicial é mantê-los como auxiliares para a contratação de um novo profissional.

Outra baixa – esta, confirmada – na seleção será o assistente Jim Boeheim, que deixará o cargo para se dedicar exclusivamente à Universidade de Syracuse. “Estou saindo da melhor forma possível. Tudo foi ótimo e tivemos excelentes resultados. É a hora de deixar outra pessoa vivenciar essa experiência”, explicou o veterano.

Quer assistir a um jogo da NBA? Então aproveite o cupom de descontos do Jumper Brasil no Super Ingressos.