A primeira conclusão que uma pessoa chega ao falar sobre Tracy McGrady é que ele foi um talento desperdiçado. E o seu fim demonstra que esse tipo de pensamento, infelizmente está certo.

Aos 33 anos, McGrady está próximo de se aposentar, caso não encontre nenhuma equipe disposta a lhe dar um lugar para 2012-13, não pela sua qualidade técnica, mas pelo seu histórico interminável de lesões.

Um dos maiores salários de todos os tempos na Liga, McGrady não tem motivação financeira para seguir jogando. Afinal de contas, ele já recebeu nada menos que $162 milhões de dólares nas 15 temporadas em que atuou. Sua vontade seria acima disso, em quadra mesmo.

Mas como contar com um jogador que não consegue se manter saudável? O máximo que ele conseguiu foi atuar em 78 partidas em 2004-05, quando ainda era do Houston Rockets. As constantes lesões nas costas lhe tiraram diversas oportunidades de colocar o seu nome na história.

Tão ruim quanto isso, McGrady corre o sério risco de jamais disputar uma segunda rodada de playoffs. Sim, ele nunca conseguiu passar da primeira fase dos mata-matas.

Foram apenas 44 partidas na pós-temporada, com médias de 25.2 pontos, 6.3 rebotes e 5.5 assistências. Os números mostram o quão especial McGrady é. Ou era.

Caso ele não seja contratado por nenhum time para a próxima temporada, McGrady não será lembrado apenas pelas inúmeras passagens pela enfermaria. Ele foi para sete edições do Jogo das Estrelas, sendo titular em seis.

E como se esquecer dos 13 pontos seguidos em 35 segundos diante do San Antonio Spurs, quando o Rockets perdia por dez pontos de diferença? Se você ainda não viu, veja. É uma das maiores performances já vistas.

Ele era isso tudo.

Resumo da carreira

938 jogos
Times: Toronto Raptors, Orlando Magic, Houston Rockets, New York Knicks, Detroit Pistons, e Atlanta Hawks
Sete vezes escolhido para o Jogo das Estrelas
Duas vezes cestinha da temporada
Duas vezes no time ideal da NBA
Três vezes no segundo time ideal da NBA
Duas vezes no terceiro time ideal da NBA
PPG: 21.6
RPG: 6.2
APG: 4.9
SPG: 1.3
BPG: 0.9

13 pontos em 35 segundos

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nfurCV1FDpM]

Quer assistir a um jogo da NBA? Então aproveite o cupom de descontos do Jumper Brasil no Super Ingressos.