O ala-pivô Serge Ibaka não será mais agente livre no ano que vem. O Oklahoma City Thunder se adiantou à concorrência e acertou a extensão do contrato do atleta por quatro temporadas na noite desta sexta-feira. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o novo vínculo totaliza US$48 milhões em salários.

O jogador de 22 anos seria agente livre restrito em julho de 2013, com o término do contrato de quatro anos que assinou ao chegar à NBA. No entanto, a intenção da franquia era evitar que o ala-pivô se tornasse agente livre. Especulava-se que, no mercado aberto, ele poderia receber até mesmo propostas máximas (US$58 milhões) por seus serviços.

Com o acordo, o Thunder assegura a permanência de três dos seus quatro jovens astros em longo prazo. Antes de Ibaka, o ala Kevin Durant e o armador Russell Westbrook já haviam fechado extensões com a equipe. A única situação pendente é a do ala-armador James Harden, vencedor do prêmio de melhor reserva da liga na campanha 2011-12, que deverá ser agente livre restrito em julho.

Ibaka tem 22 anos e finalizou sua terceira temporada na NBA. Mesmo ainda jovem, o ala-pivô já acumula um título da conferência Oeste e uma medalha de prata olímpica com a seleção da Espanha, conquistada neste mês em Londres. Na última temporada do Thunder, ele teve médias de 9.1 pontos, 7.5 rebotes, 3.6 tocos e 53.5% de acerto nos arremessos de quadra.

Quer assistir a um jogo da NBA? Então aproveite o cupom de descontos do Jumper Brasil no Super Ingressos.