Artigos/Boston Celtics/Destaque

Calma, garoto!


Rajon Rondo, que tem tudo para substituir Paul Pierce como o Franchise Player do Boston Celtics em alguns anos, afirmou que pretende ser o “maior armador da história” da franquia. Declaração forte, ainda mais em uma equipe com a tradição do Celtics. Em ordem hierárquica, eis a lista de jogadores que Rondo terá que superar:

5. Nate ” Tiny” Archibald

Temporadas: 5; Títulos: 1; Convocações para All-Star Games: 3;  Médias: 12.5 pontos e 7.1 assistências.

Tiny veio jogar no Boston Celtics em 1978, após passar do seu auge e sofrer com uma lesão no tendão de Aquiles, aos 30 anos de idade – inclusive, estava acima do peso. Mesmo assim, foi o titular da equipe no título de 1981, mesmo ano em que foi MVP do Jogo das Estrelas da liga, pela primeira e única vez na carreira. Ele também teve papel muito importante para a franquia sendo o mentor de sua jovem estrela, Larry Bird.

4. Jo Jo White

Temporadas: 10; Títulos: 2; MVP das Finais: 1; Convocações para o All-Star Game: 7; Médias: 18.2 pontos e 5.1 assistências; Camisa #10 aposentada pela franquia.

White foi um  dos responsáveis por manter o Celtics no topo após a aposentadoria do seu maior ídolo, Bill Russell. Juntamente com John Havlicek e Dave Cowens, foi peça-chave para os títulos de 74 e 76 – poderiam ter ganho em 73 se Havlicek não tivesse deslocado o ombro na série contra o Knicks. Ele também é conhecido por ter jogado 60 minutos no jogo 5 das finais de 1976 contra o Phoenix Suns – quando foi MVP, que teve três prorrogações e foi considerado a melhor partida de todos os tempos. Um dos primeiros jogadores a ter mais de 38 minutos de média disputando todos os jogos da temporada regular.

3. K.C. Jones

Temporadas: 9; Títulos: 8; Médias: 7.4 pontos e 4.3 assistências; Camisa #25 aposentada pela franquia.

Os números de K.C. em quadra não impressionam, mas ele foi um dos melhores defensores de perímetro de todos os tempos, dizem que o que Bill Russell fazia dentro do garrafão, ele fazia no perímetro. Só se tornou titular após a aposentadoria de Bob Cousy, mas devido à sua excelência na defesa, sempre jogou os minutos importantes. Após se aposentar, ele guiou o Celtics a mais dois títulos como treinador, em 84 e 86, fazendo o estilo “paizão” e deixando que os  jogadores se resolvessem dentro de quadra.

2. Dennis “DJ” Johnson

Temporadas: 7; Títulos: 2; Convocações para o All-Star Game: 1; 4 vezes integrante do All-NBA Defensive Team; Médias: 12.6 pontos e 6.4 assistências; Camisa #3 aposentada pela franquia.

DJ era bom na defesa como K.C.,  resistente em quadra como White e, assim como Tiny, veio jogar no Celtics na descendente de sua carreira. Originalmente um pontuador, ele se reinventou como âncora ofensiva da franquia, auxiliando Larry Bird – que o considerou como o melhor jogador que atuou com em Boston – nas assistências para seus companheiros. Em 1987, quando o Boston sofre com lesões de quase todos os seus jogadores, DJ teve médias de 41.9 minutos em quadra nos playoffs, tendo de marcar Michael Jordan, Sidney Moncrief, Isiah Thomas e Magic Johnson.

1. Bob “Cooz” Cousy

Temporadas: 13; MVP da temporada regular: 1; Títulos: 6; Convocações para o All-Star Game: 13; 10 vezes integrante do time ideal da temporada; Médias: 18.5 pontos e 7.6 assistências; Camisa #14 aposentada pela franquia.

Cousy pode facilmente ser considerado não só o melhor armador do Celtics, mas um dos melhores armadores da história da NBA. Conhecido como “The Houdini of Hardwood”, Cooz encantava a todos com suas assistências espetaculares – na verdade  se as regras para atribuição de assistências na época fossem como hoje em dia, ele facilmente distribuiria 20 por partida. Mesmo assim, só conseguiu ganhar campeonatos depois que Bill Russell se juntou à equipe (e K.C. Jones passou a defender por ele). Cooz foi o responsável por popularizar o basquete na década de 50, e um dos poucos que continuou jogando em alto nível após a inclusão do relógio de 24 segundos por posse de bola. 

Particularmente, acho que Rondo pode passar Tiny e White nessa lista nos próximos anos, e talvez K.C. Jones. Mas DJ e Cousy? Muito difícil – mas não impossível, afinal ele tem apenas 26 anos.

PS: os números se referiram apenas ao período em que atuaram pela franquia.

29 thoughts on “Calma, garoto!

  1. Nossa mano..Missão dificil para o Rondo heinn…só feraa..kkkkkkkk
    Mas ele ta no caminho certo,ta jogando muito…
    Lets go Rondo..rsrs

    • ele já melhorou MUITO comparado as temporadas passadas… mas ainda é mediano… apesar de tudo isso, ele é clutch, cresce no fim do jogo, o que é muito importante. defende como poucos armadores, arma como pouquíssimos e tá começando a ser mais efetivo ofensivamente também… pra mim, ele está parelho com CP3 em primeiro lugar como melhor PG da NBA

  2. O Rondo teve alguns jogos na season passada de no mínimo digno de MVP, mas em compensação teve muitos jogos que nem aparecia. Se ele se tornar um jogador mais constante, já está de bom tamanho.

  3. Olha, não vejo o porque o Rondo não pode se tornar o maior PG do Celtics em todos os tempos.
    Hoje, ele obviamente não é, mas ele tem apenas 6 anos de franquia e já coleciona muitos recordes da franquia.
    O Celtics é o time de maior tradição na NBA, mas se você parar pra pensar, Nenhum armador armador jamais foi o jogador principal da franquia, (mesmo DJ e Cousy) coisa que o Rondo é hoje em dia.

    Rondo em 6 anos ja acumula

    1 Título
    3 All Star
    1 NBA Team
    4 Defensive Team

    Lider de roubadas em 2010
    Líder de assistências e de Triple Doubles em 2012

    Pelo Celtics:
    Tem o recorde de assistencias em uma temporada, da franquia
    O recorde de roubos de bola em uma temporada
    Recorde de assitencias em um unico jogo
    Recorde de média de assistências
    E está pra bater este ano o recorde de roubadas de bola da franquia

    Isso tudo com 6 anos, é algo que o credencia sim ele a ter essa ambição.
    Ser melhor do que DJ e Cousy, é dificil, mas não é impossivel, mesmo porque se é uma comparação INDIVIDUAL, eu não dou tanto valor assim a numero de títulos, que é uma conquista COLETIVA

    • Exato, não é impossível. Atualmente, ele é um dos melhores armadores da liga, embora não seja reconhecido por isso – sua ausência na seleção é inexplicável para mim.

      Quanto ao seu papel na história do Celtics, acho que só depende dele, por ser ainda inconstante, mas essa fase vai passar porque ele vai estar mais experiente. Recursos ele já demonstrou ter, como no jogo 2 da final do Leste desse ano.

      Se a sua carreira se encerrasse hoje, ele já deveria ser lembrado como um dos melhores. Como ainda vamos vê-lo em quadra pelos próximos dez anos, é bom poder ver a história sendo feita.

  4. Vendo como ele se comportou nos ultimos playoffs, tendo em vista sua idade e a tedência em melhorar ofensivamente Rondo pode fazer qualquer coisa, tornar-se o melhor Pg Celta pode aconter ou não, ele tem chance.
    Complicado é pensar que o Celtics irá mudar muito em pouco tempo, definitivamente o caminho não é dos mais faceis.

    • Realmente, o Rose tem a mesma CAPACIDADE de armação que o Rondo. É que infelizmente ele não tem todos esses velhinhos bons de bola do lado pra fazer números, né ?

      Ahh..faça me o favor. Antes de pensar em números, VEJA o jogo dos dois e olhe a diferença que existe na qualidade da armação dos dois.
      A diferença de passe e visão é GRITANTE.

      • Exato Daniel! Eu sou fã dos dois, mas o Rondo armando pro time e defensivamente é muito melhor, o Rose é fera pra armar pra si próprio e pontuar atacando a cesta. O estilo do jogo deles é totalmente distinto. O único cara que talvez possa ser comparado ao Rondo no estilo de jogo é o Nash.

      • Esqueça os números então, ué…. e resumindo a defesa do Bulls estava perto da perfeição… antes do Rose se machucar(falando de defesa)… Ataque… nem comento… é gritante… Ser MVP na liga com Kobe, James… não deve valer nada pra vc…. Rondo é ótimo armador (na defesa, na armação) melhor que o Rose… Agora vc vai me dizer que Rose não é armador… certo… mas jogando nessa posição ele da show… Muito mais decisivo…. Se tiver q escolher 1 ou outro pro meu time, escolho Rose fácil…..

      • Rose, assim como Westbrook e Irving, ao meu ver, não são armadores clássicos.
        São os caras que deveriam ser “posição 2″, mas que jogam na 1.
        O maior exemplo desse tipo de jogador é Allen Iverson.

      • Só foi o MVP e jogando na posição. São estilos diferentes… Não to falando que Rondo é fraco… acho ótimo… Mas prefiro um cara que decida no meu time… Parece que Rose é bizarro na armação, na defesa (que dos bulls era a melhor).

  5. Tem que admirar a atitude dele.
    Prefiro um cara que queira ser o melhor, mesmo que não consiga, do que um que se contente em ser só mais um, é só assim, buscando ser o melhor que ele pode conduzir o Celtics a mais um título.

  6. rondo é um ótimo armador, isso é fato, mas ele tem mais facilidade em passar do que em pontuar, convenhamos, seu arremesso não é la grandes coisas, rose também é um ótimo armador, a diferença é que ele é um pontuador nato, por isso prioriza, a pontuação, mas ele também tem uma ótima visão de jogo, e é obvio que se o rose por prioriza pontuar a media de assistências dele sera menor, mas nem por isso da pra dizer que rose não é um armador, apenas prioriza pontuar pra depois passar, e na minha opinião rondo nunca sera um cara que decidira partidas, nunca sera o cara que vai ter a bola para o ultimo arremesso do jogo, nunca sera aquela cara que se seu time tiver precisando ele pegue a bola bota debaixo do braço e diz ´´deixa que eu resolvo“, claro que as vezes pode acontecer, mas não sera sempre, como acontece com rose, um legitimo franchise player, se foce pra escolher um cara pra guiar meu time ao titulo com certeza seria o rose.

  7. “Rondo nunca sera um cara que decidira partidas”

    Cara, isso é uma das coisas mais fantasiosas que se escuta de torcedores pelo Brasil.

    Lebron não é confiável pra ultima bola, pois ele também não tem um arremesso bom, nem por isso ele deixa de ser o melhor jogador da NBA, e com sobras, pra mim.

    A de se dizer também, que ser decisivo na posse de bola final, não quer dizer apenas que vc tem uma boa conclusão. Você pode ser decisivo de diversas maneiras, entre elas com condução e passes decisivos e com defesa decisiva.

    Rondo é expert nos dois.
    Ele tem uma defesa espetacular, que por diversas vezes já salvou o Celtics em posses de bolas finais (lembra do toco no Rose?), e também ja cansou de dar passes decisivos pra companheiros LIVRES definirem o placar.

    Ser decisivo na posse final, está MUITO além de botar a bola pra dentro. Aprendam isso.

  8. E falar que o Rose é um ótimo armador, mas que não prioriza a armação, chega a ser engraçado.
    primeiro porque a função de um armador é ARMAr, então se ele não prioriza isso, ele não é armador, segundo que a unica jogada que o Rose sabe fazer é o Pick and pop, para os momentos que ele ataca a cesta que nem um doido, daí ve que vai tomar o toco, e se livra da bola pra o companheiro do lado, mais próximo.

    Olha, Rose é um ótimo jogador, um baita scorer, mas ele não é e nunca será um grande armador.
    Ele é o Monta Ellis com grife !

    Ou alguém duvida que o Monta seria extremamente badalado se jogasse em uma equipe como Bulls, Knicks, Celtics e Lakers ???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s