O Memphis Grizzlies anunciou o acerto de uma troca com o Dallas Mavericks na tarde desta segunda-feira. O time do Tennessee adquiriu os direitos sobre o armador grego-americano Nick Calathes, que jogou a última temporada no basquete russo. Em contrapartida, a equipe anulou a proteção existente em uma escolha de segunda rodada do draft de 2016 que deve aos texanos.

O Mavs tentava negociar os direitos de Calathes desde o início de julho. Vindo de uma grande temporada na Europa, o atleta de 24 anos teria informado a direção de Dallas no mês passado que estava preparado para jogar na NBA a partir do segundo semestre. No entanto, a franquia preferiu contratar o israelense Gal Mekel e comprometeu-se a trocar o 45º selecionado do draft de 2009 com um time onde houvesse interesse nele de imediato.

O armador possui contrato com o Lokomotiv Kuban até julho de 2014, mas a multa rescisória teria sido arquitetada com valores possíveis de serem cobertos por equipes da NBA. Ainda assim, não se sabe ao certo se o Grizzlies pretende trazê-lo para o basquete norte-americano ainda em 2013.

Calathes viveu o melhor momento de sua carreira profissional na temporada 2012-13. O atleta foi eleito o MVP da Copa Europa, segunda maior competição do continente, anotando médias de 12.9 pontos, 5.9 rebotes, 6.7 assistências e mais de 52% de conversão nos arremessos de quadra em 17 jogos. Já no campeonato russo, o armador manteve 12.6 pontos, 5.3 rebotes e 4.2 assistências. Além disso, ele já defendeu a seleção adulta da Grécia em 41oportunidades.

Quer assistir a um jogo da NBA? Então aproveite o cupom de descontos do Jumper Brasil no Super Ingressos.